Na segunda-feira (6/5), a Prefeitura de Contagem instalou um totem para sinalização vertical na rua V, no bairro Bandeirantes. A intervenção garantirá travessia segura no trecho, em especial, para as 150 crianças e adolescentes que utilizam o Campo do Bandeirantes para treinar no time “Recanto Azul”. Esse campo recentemente recebeu também iluminação.
Desde março, a Prefeitura vem executando intervenções para melhoria do tráfego na região Industrial, aprovadas no início do ano pela Comissão de Mobilidade Urbana local e a Transcon. As intervenções foram solicitadas pela comunidade por meio de representantes que compõem a comissão. Após levantamento, a Transcon iniciou estudos técnicos sobre a viabilidade das intervenções e da execução. A administradora regional do Industrial, Renata Gomes, informa que as intervenções da Transcon são planejadas, semestralmente, com a regional, por meio desses conselheiros eleitos democraticamente.
“As ações são discutidas e deliberadas com a comunidade por meio da Comissão de Mobilidade Urbana, conforme o compromisso do governo municipal de estimular e garantir a participação popular ampla e democrática”, destacou.
Sinalização na avenida Tereza Cristina
A Transcon já iniciou a instalação de duas faixas de pedestres e dois quebra-molas na Avenida Tereza Cristina, na Vila São Paulo, em resposta às demandas da população. A expectativa é que irão melhorar a mobilidade e a segurança dos moradores que encontram dificuldades para atravessar o trecho devido ao alto fluxo de veículos.
Na última sexta-feira (3/5), a Regional Industrial e a Transcon apresentaram, aos moradores, o projeto que inclui redutores de velocidade e faixas de travessia de pedestres na esquina da av. Tereza Cristina com rua Vicente Búfalo. A intervenção demandou visitas técnicas e tratativas com a BHTrans.
Para os conselheiros regionais pela Vila São Paulo, Maria Aparecida Félix, José Barbosa e Luiz Leôncio, a intervenção garantirá uma travessia segura para os pedestres, especialmente, pais, mães e estudantes da E.M. Virgílio de Melo Franco e do Cemei Vila São Paulo. Eles destacaram a escuta atenta da Prefeitura de Contagem ao envolver a comunidade e negociar com Belo Horizonte, já que se trata de uma área limítrofe entre os municípios.
Um dos moradores da vila, Fernando da Silva, contou que atravessa com o filho o movimentado trecho, de segunda a sexta, e já testemunhou inúmeros atropelamentos de crianças e idosos. “O mais recente foi de uma senhora, na semana passada. Queremos agradecer ao pessoal da prefeitura”. Outro morador que aprovou a intervenção foi José Barbosa. “Eu moro na Vila São Paulo há 67 anos. É uma grande conquista. Vai melhorar demais a travessia dos alunos”.